O Rito de Passagem busca promover o protagonismo de adolescentes e jovens, intensificando o exercício do pensamento autônomo e crítico necessários para inserção social, laboral e cultural, buscando seu empoderamento e desenvolvimento de suas potencialidades. As ações propostas no programa tem embasamento na experiência do CCEA na execução desse projeto, e o profundo conhecimento do público atendido. Suas ações seguem norteador próprio, no entanto, com conteúdos flexíveis às demandas dos jovens atendidos e ao momento vivenciado pela sociedade.
O Programa Rito de Passagem atende jovens de famílias de baixa renda, prioritariamente auto declarados negros.
Ao fazer esse recorte o Programa Rito de Passagem fixa seu olhar numa faixa etária com poucas oportunidades de projetos e políticas públicas, a adolescência e juventude. Os jovens atendidos no programa tem sua faixa etária entre 14 e 22 anos idade, com interesse em territórios com grande vulnerabilidade social.
Além de um olhar para a construção das suas habilidades e conhecimentos, a forma de acolher cada jovem em suas particularidades, é o diferencial do atendimento do CCEA. Este cuidado se estende às famílias, que são convidadas a participar ativamente do processo de educação/formação dos adolescentes e jovens.
O Programa Rito de passagem busca quebrar um ciclo vicioso e retroalimentado de preconceito, exclusão social e laboral, trazendo oportunidades de conhecimento, informação e vivências. Essas ações fortalecem o potencial individual dos jovens, incentivam a ampliação de seus estudos e oferecem perspectivas de inserção no mundo do trabalho, principalmente através do Programa Jovem Aprendiz.