Finalidade

Quando o jovem percebe que existe um coletivo de pessoas que se importa com ele, que o valoriza e confia nele, ele se sente amado, acolhido, começa a desconstruir o que aprendeu de mais violento, e passa a construir um projeto ético, estético e de beleza em sua vida.

Pe Vilson Groh

Missão

Proporcionar ao ser humano e seus coletivos, através da articulação em rede, visando a redução da desigualdade social.

Acolhimento

Informação

Oportunidades

Objetivos

  • Qualificar e capacitar os jovens para a inserção profissional.
  • Contribuir para a redução da criminalidade.
  • Desenvolver ações esportivas, recreativas, culturais e de lazer destinadas às comunidades empobrecidas.
  • Auxiliar na mediação comunitária de conflitos.
  • Incentivar ações que contribuam para o exercício pleno da cidadania e dos direitos humanos, fomentando parcerias institucionais junto com os setores públicos e privados.
  • Realizar ações de combate à pobreza e à fome.
  • Promover ações socioambientais e programas de educação ambiental.

Agenda 2030

Os projetos do CCEA contribuem para os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável -ODS, e encontram maior alinhamento às metas dos ODS 4 e 8.

ODS 4: Assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todas e todos.

Meta 4.2 Até 2030, garantir que todos as meninas e meninos tenham acesso a um desenvolvimento de qualidade na primeira infância, cuidados e educação pré-escolar, de modo que eles estejam prontos para o ensino primário.

Meta 4.4 Até 2030, aumentar substancialmente o número de jovens e adultos que tenham habilidades relevantes, inclusive competências técnicas e profissionais, para emprego, trabalho decente e empreendedorismo

ODS 8: Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo e trabalho decente para todas e todos.

Meta 8.5 Até 2030, alcançar o emprego pleno e produtivo e trabalho decente a todas as mulheres e homens, inclusive para os jovens e as pessoas com deficiência, e remuneração igual para trabalho de igual valor.

Meta 8.6 Até 2020, reduzir substancialmente a proporção de jovens sem emprego, educação ou formação.