O Centro Cultural Escrava Anastácia marcou presença no II Congresso Catarinense de Combate à Exploração do Trabalho Infantil e Promoção da Aprendizagem! Participaram do evento o Gerente de Projetos Daniel Bork e a Coordenadora do Programa Jovem Aprendiz Vera Susi Rita.
Mais de três mil pessoas, entre internautas e público presencial, participaram do congresso, realizado nos dias 09 e 10 de junho, no auditório do CESUSC, em Florianópolis.
Foram dois dias de um amplo diálogo interdisciplinar entre diversos setores da sociedade para discutir a prevenção e combate ao trabalho infantil, os riscos psicossociais decorrentes do trabalho desassistido e precoce aos adolescentes e os efeitos da atual situação da inserção de jovens no mundo do trabalho por meio da aprendizagem profissional – Lei Federal n° 10.097/2000.
Santa Catarina figura entre os estados com o maior número de crianças e adolescentes trabalhando. O CCEA, através dos programas Rito de Passagem e Jovem Aprendiz colabora para que a inclusão de adolescentes no mundo do trabalho seja com acolhimento, formação humana e cidadã, acompanhamento social e formalização dos contratos segundo a Lei de Aprendizagem. Atualmente, oferece dois cursos para Jovem Aprendiz: Rotinas Administrativas e Aprendiz Tecnológico e Designer. No entanto, a oferta de vagas de aprendizagem pelas empresas continua sendo menor do que a procura dos adolescentes por uma oportunidade de iniciar dignamente sua carreira profissional.
Para ter acesso a mais informações e conferir a íntegra dos painéis, depoimentos e homenagens, acesse o site do MPT-SC e confira: