RITO DE PASSAGEM

250 jovens – Contraturno

Público foco: jovens de 14 a 24 anos

O Rito de Passagem é um dos eixos do Procurando Caminho e consiste em atividades presenciais na sede do CCEA de segunda a quinta-feira, no período inverso ao da escola, sendo pré-requisito para que os atendidos se habilitem às vagas de Jovem Aprendiz. Está organizado em módulos de dois meses, com um programa formativo que tem como traçado metodológico o projeto político pedagógico do Centro Cultural Escrava Anastácia. Seus objetivos são a formação humana e cidadã de jovens, buscando a inclusão digital e a capacitação para a inserção no mundo do trabalho. Dentre os temas abordados estão o compromisso comunitário, o desenvolvimento sustentável, a inclusão social e a elevação da auto estima, o que amplia os vínculos sociais e familiares.

O Rito de Passagem é um grande diferencial para os jovens que buscam vagas de Jovem Aprendiz, pois já chegam mais preparados nas empresas que os contratam.

Desde março de 2020, o Rito de Passagem está suspenso, coincidentemente, pelo término do período da parceria com o Estado e o início da pandemia e do isolamento social. O CCEA está buscando adequar este projeto, com vistas a um formato que possa atender as demandas por qualificação na área tecnológica, tendo em vista o destaque de Florianópolis no setor.