CASA DE ACOLHIMENTO DARCY VITÓRIA DE BRITO – Fundada em 2010

Nasceu do grito de uma menina que a juíza nos deu…”

“Não existe nada melhor do que nos sentirmos em casa! Nossos vínculos afetivos e emocionais estão atrelados ao nosso lar. A missão da Casa de Acolhimento Darcy Vitória de Brito é dar ou devolver, para todos os acolhidos esse prazer de se sentir em casa. Porque acolher significa cuidar. Quem ama cuida. E quem é cuidado se sente parte de uma história. Queremos que todo jovem e criança tenha o direito da beleza de poder materializar os seus sonhos e objetivos de vida. Para isso não existe preço.”

Pe. Vilson Groh

Serviço de Acolhimento Institucional para 20 crianças e adolescentes, conforme princípios, diretrizes e orientações do Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA, garantindo proteção integral, acolhendo e fortalecendo vínculos familiares e sociais aos menores encaminhados pelos Conselhos Tutelares e Varas da Infância e da Juventude. A casa localiza-se no Monte Serrat, em Florianópolis, e foi adquirida com o esforço organizativo da comunidade e apoio financeiro de voluntários, empresas locais e uma entidade italiana. Sua denominação é homenagem à fundadora do CCEA, a Dona Darcy, mulher negra que ainda atua na comunidade. Desde a sua fundação, o projeto vincula-se administrativamente ao CCEA.

O diferencial deste programa está na qualidade técnica e o olhar de cuidado em relação aos adolescentes e crianças atendidas. O motivo da entrada dessas crianças e adolescentes sempre são motivos traumáticos, por isso a necessidade do serviço de qualidade, não só de boa vontade, mas sim de qualidade técnica e amor. E falar desse programa é falar de amor, é o amor que essa equipe e o CCEA tem para com as crianças. Isso é trabalhar como se fosse uma família, isso é trabalhar o passado, o presente e o futuro.”

Dr. Alexandre Takashima